Buscar
  • Melanie Figueiredo

8 ideias de negócio para Micro e Pequenos empreendedores em Angola

Atualizado: 7 de Dez de 2020

Antes de começar qualquer negócio, seja em Angola ou em qualquer parte do mundo deve questionar-se se está mesmo preparado para abrir um negócio.

Aqui seguem algumas perguntas para fazer a si próprio antes de avançar para o próximo parágrafo:

- Possuo iniciativa perante situações novas ou complexas?

- Sou capaz de sacrificar o meu tempo livre se o trabalho assim o exigir?

- Antes de tomar uma decisão calculo os riscos de forma realista?

- Sou capaz de encorajar outras pessoas a procurarem desafios e a buscarem oportunidades?

- Sou capaz de identificar quais são os obstáculos para alcançar os meus objectivos e de programar um conjunto de acções para superá-los?

- Sou capaz de realizar um bom trabalho, mesmo enfrentando falta de apoio, oposição e hostilidade?

- Trato os fracassos como experiências de aprendizagem e como oportunidades para melhorar?

- Sou capaz de ser atencioso e positivo com toda a gente, independentemente da idade ou aparência, sexo ou raça?

Estas são apenas algumas das questões a que preferencialmente deve ter respondido sim a todas, no entanto, existem outras, prometo que irei disponibilizar brevemente um questionário neste website para melhor identificar o seu "espírito empreendedor" :)

Seguem abaixo aqueles que considero serem as melhores ideias de negócio para Angola, baseadas nas necessidades actuais do país, legislação em vigor e também potencial lucratividade de cada uma:

1 - Reciclagem - Vamos começar a olhar para o lixo de forma lucrativa?

Tem jeito para trabalhos manuais? Sim? Então pode reutilizar e refazer criativamente qualquer lixo ou material não utilizado que esteja no quintal ou na garagem.

Você pode reconstruir estofos antigos ou móveis antigos e vender, pode também criar obras de arte a partir de itens indesejados e vender. Outras ideias incluem a filtragem e reciclagem de óleo de cozinha ou centros de recolha de lixo reciclável sejam plásticos ou eletrônicos, cartuchos etc conforme os seus clientes já identificados.

2 - Serviços de apoio as Pescas - Tem experiência ou uma apetência especial por este sector? Com tanto potencial hídrico e medidas de apoio ao sector esta é uma área que deve dar uma atenção especial.

Em função do capital disponível para investir e da sua experiência no sector pode por exemplo optar pela produção de ganchos, moscas volantes, Redes de pesca e linhas de pesca ou criar uma oficina de reparações de redes de pesca, etc.

3 - Piscicultura - Tilápia - Existem dois métodos básicos de criação de peixes de tilápia, você pode usar gaiolas de rede aberta ou pode usar lagos / recipientes, caso não tenha espaço suficiente para instalar grandes lagoas, opte por gaiolas no rio / oceano para que a sua população de peixe tilápia atinja quantidades maiores.

5 - Micro e Pequenas unidades industriais agroalimentares - processamento de tomate / abacaxi / manga (fábrica de doces e compotas ou frutas desidratadas por exemplo) - De certeza que com um bom Plano de Marketing o seu produto se iria destacar da oferta! O que lhe parece?

6 - Serviços de Transporte e logística - Com o previsível aumento da produção nacional os serviços de apoio ao escoamento da produção são muito importantes para que o produto chegue ao consumidor final.

7 - Prestação de Serviços de Contabilidade - A contabilidade é importante para o saudável desenvolvimento do negócio pois é a base que oferece um grande apoio à gestão para o planeamento, controlo, e processo de tomada de decisão. Se esta é a sua área aposte nela pois é um serviço bastante procurado pelas empresas.

8 - Serviços de Formação - É especialista em alguma área? Então considere a prestação de serviços de formação, seja ao domicílio ou online, cumprindo sempre todas as normas de segurança claro!

Quer saber mais? Entre em contacto!

#ideiasdenegociosangola #desenvolvimentompme #mpmeangola #diversificaçaoeconomiaangola #consultoriangola #empreenderangola #empreendedorismo

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo